Paul Vecchiali recebe retrospetiva com 17 filmes
A iniciativa está integrada no IndieLisboa e traz ao nosso país o cineasta francês e dezassete dos seus filmes mais conhecidos.
Não é a primeira vez, e provavelmente não será a última, que Paul Vecchiali é homenageado pelo seu trabalho por esse mundo fora. Mas em Portugal, a retrospetiva de parte da sua obra é uma estreia absoluta, e acontece já no próximo mês de maio, no 14.º Festival Internacional de Cinema Independente, em Lisboa.
Inserida na secção ‘Herói Independente’, do IndieLisboa, que divide com Jem Cohen, a retrospetiva traz até nós 17 filmes do cineasta francês, incluindo o seu mais recente filme, Le Cancre, de 2015, do qual é realizador e protagonista, juntamente com a atriz francesa Catherine Deneuve (ler aqui a entrevista de João Antunes a Paul Vecchiali ao Insider).
Em registo “provocador”, como sempre se considerou, Paul Vecchiali sempre procurou inserir na sua obra temas mais sensíveis do quotidiano, desde a religião, a pena de morte e a sexualidade, com o intuito de lhes proporcionar “novas abordagens” e “novas leituras”, como destaca a organização do evento, em nota de imprensa.
Em 1976, Vecchiali fundou a Diagonale, a última grande escola de cinema depois da nouvelle vague, movimento francês, dos anos 60, assente na enorme vontade dos autores transgredirem as regras tradicionais do cinema e de lhe restabelecerem um novo conceito, numa Europa ainda ferida pela Segunda Guerra Mundial.
Realizador, argumentista, produtor e ator, aos 86 anos de idade, Vecchiali regista no seu currículo mais de 50 filmes, em outros tantos anos de carreira; vários trabalhos de produção, como por exemplo dos primeiro filmes de Jean Eustache, e ainda várias colaborações com os Cahiers du Cinéma.
O IndieLisboa realiza-se entre 3 e 14 de maio. Os bilhetes estão à venda a partir de 19 de abril. Mais informações em http://indielisboa.com/.