Insider

Antes da abertura dos Caminhos do Cinema Português, as “Fusões do Cinema” em São João da Madeira

Hikarium

Os Caminhos do Cinema Português começam amanhã, mas já hoje, sexta-feira, dia 23, São João da Madeira recebe as “Fusões do Cinema”, numa iniciativa conjunta entre os Cami­nhos do Cinema Português e a Uni­ver­si­dade Aberta.

Na 5ª edição deste Simpósio Internacional irão analisar-se as várias “práticas artísticas e educativas” bem como os “diversos papéis dos dife­ren­tes agen­tes envol­vi­dos na dinâ­mica cri­a­tiva e ope­ra­tiva da arte, da edu­ca­ção e da cul­tura hoje” através do trabalho e análise de diversas personalidades, entre professores, investigadores, artistas e diversos convidados que assim auscultam esse pulsar criativo.

Esse painel irá avaliar os trabalhos subordinados a vários temas como “A Fusão das Artes do Cinema”, “Cinema e Tecnologia”, “Cinema, Investigação e Educação” e “Cinema e Televisão”.

Amanhã à noite será a vez do Teatro Académico Gil Vicente se engalanar para a cerimónia de abertura dos XXIV Caminhos do Cinema Português, com apresentação a cargo de Carolina Santos e Diogo Carvalho e o espetáculo cénico de Hikarium, uma performance de luz, ilusão de ótica, bem como um momento musical do Grupo de Cordas da Secção de Fado da AAC.

Em seguida, o diretor dos CCP, Vítor Ferreira, abrirá oficialmente o certame, apresentando a equipa e membros do júri que julgarão e premiarão os 121 filmes em competição, tanto na Seleção Caminhos como nos Ensaios para o Melhor Ensaio Nacional e Melhor Ensaio Internacional.

Nessa tarefa estarão empenhados o Júri FICC, constituído pelo produtor Konrad Domaszewski, pela programadora Sukayna Najmudin e pelo realizador e fotógrafo Tiago Cerveira, bem como o Júri de Imprensa CISION integrado pelos jornalistas Fátima Lacerda e Vasco Câmara e ainda Nuno Gonçalves, Administrador Executivo da Cinemundo.

A 24ª edição do festival mantém ainda no seu painel de jurados conceituados nomes nacionais e internacionais. No dia 24 será Marcantonio Del Carlo, Catarina Alves Costa, Nuno Garcia, João Rui Guerra da Mata e Isabel Ruth que estarão presentes a avaliar as obras cinematográficas da Seleção Caminhos. Tomás Baltazar e Ricardo Esteves são os representantes dos jurados da Seleção de Ensaios.

 

Exit mobile version