A Berlinale acaba de revelar a programação da 72ª edição que decorre de 10 a 20 de Fevereiro, embora este ano numa versão mais compacta, devido às condicionantes da pandemia, ainda assim com público, mas com a cerimónia de entrega de prémios no dia 16, sendo os últimos três dias dedicados ao público com sessões de repetição. Entre os 18 filmes candidatos a concurso para o Urso de Ouro destacam obras de autores consagrados, como a francesa Claire Denis, o coreano Hong Sang-soo, o austríaco Ulrich Seid ou o documentarista cambodjano Rithy Panh, que se juntam a François Ozon, que abrirá o certame com Peter Van Kant.
Esta será uma estreia absoluta na competição no caso de Denis, com Avec amor et acharnement (Both Sides of the Blade), defendido por Juliette Binoche e Vincent Lindon, mas apenas um saudoso regresso no caso do cineasta sul-coreano, vencedor do Urso de Prata, em 2020, para a realização de The Woman Who Ran, desta vez apresentando The Novelist’s Film. Quem também regressa à competição é Rithy Panh, depois de também ter estado presente in 2020 com Irradiated. Apresenta-se agora com a mensagem promissora Everything Will Be Ok. Refira-se ainda um novo regresso a Berlim, o de habitual Denis Cotê, desta feita com Un été comme ça, um ano depois de Hygiène Sociale ter sido exibido na secção Encontros.
É nesta secção destinada a descobertas “que não consideram o cinema como uma arte predefinida”, na definição proposta pelo director Carlo Chatrian, que se destacam as presenças de Bertrand Bonello (Coma), Peter Strickland (Flux Gourmet). Bem como ainda um Jean-Luc Godard no filme À vendredi, Robinson, da iraniana Mitra Farahani.
Diferentes gerações de lusitanos em Berlim
No que à presença lusitana diz respeito, a Berlinale mostra em estar em sintonia com o cinema que se vai fazendo no nosso país, ao selecionar os trabalhos de diversos cineastas lusitanos em diferentes secções. Desde logo, com o acompanhamento de nomes consagrados, como Rita Azevedo Gomes, que deslumbrou Berlim em 2019 com o cinema intemporal de A Portuguesa, agora no Fórum com O trio em mi bemol, numa fita protagonizada por Rita Durão. Na mesma secção surgem ainda Mato seco em chamas, de Joana Pimenta em co-realização com o brasileiro Adirley Queirós, ou ainda Terra que marca, de Raul Domingues, que se juntam a Super Natural, de Jorge Jácome, previamente anunciado no Fórum.
Tal como a curta de Pedro Cabeleira, By Flávio, que irá competir na Berlinale Shorts, por exemplo, com o filme de Radu Jude, Memories from the Eastern Front, como se sabe, o vencedor do Urso de Ouro, o ano passado, com Bad Luck Banging or Loony Porn. Andrés Jurado apresenta ainda a curta Yarokamena, no Fórum Expanded, ao passo que Inês T. Alves estreia-se com Juunt Pastaza entsari, na secção Generation, onde é acompanhada pela curta de Carlos Lobo, Aos Dezasseis, nas curtas Generation, e ainda Nada Para Ver Aqui, de Nicolas Bouchez, numa co-produção entre Portugal, Bélgica e Hungria.
A esta robusta delegação lusa temos de referir ainda a seleção da crítica e programadora Susana Bessa para integrar a secção Berlinale Talents, que cumpre este ano a 20ª edição. Bem como à presença do actor João Nunes Monteiro, integrado na seleção dos Shooting Stars, o programa anual promovido pela European Film Promotion.
Seguramente a consagrar um bom momento da sua carreira, com os filmes Aristides de Sousa Mendes, de Francisco Manso, e ainda, Mosquito, de João Nuno Pinto, tendo recebido o Prémio Sophia de Melhor Actor, bem como a sua performance em Os Diários de Otsoga, de Miguel Gomes e Marueen Fazendeiro, apresentado este ano na Quinzena dos Realizadores em Cannes.
Seleção Oficial Competitiva – Urso de Ouro
E I O U – Das schnelle Alphabet der Liebe (A E I O U – A Quick Alphabet of Love) – Nicolette Krebitz
Alcarràs – Carla Simón
Avec amour et acharnement (Both Sides of the Blade) – Claire Denis
Rimini – Ulrich Seidl
Call Jane -Phyllis Nagy
Drii Winter (A Piece of Sky) – Michael Koch
Everything Will Be Ok – Rithy Panh
La ligne (The Line) – Ursula Meier
Leonora addio – Paolo Taviani
Les passagers de la nuit (The Passengers of the Night) – Mikhaël Hers
Nana (Before, Now & Then) – Kamila Andini
Peter von Kant – François Ozon
Rabiye Kurnaz gegen George W. Bush (Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush) – Andreas Dresen
Robe of Gems – Natalia López Gallardo
So-seol-ga-ui Yeong-hwa (The Novelist’s Film) -Hong Sangsoo
Un año, una noche (One Year, One Night) – Isaki Lacuesta
Un été comme ça (That Kind of Summer) – Denis Côté
Yin Ru Chen Yan (Return to Dust) – Li Ruijun