Todd Haynes, Aki Kaurismäki, Ladj Ly, mas também Kore-eda, Petzold, ou ainda Justine Triet ou Wim Wenders. Todos os seus últimos filmes na secção Pérolas em San Sebastian. Os melhores filmes de Cannes, Veneza, Berlim, Sundance e Toronto concorrem ao Prémio do Público no festival de San Sebastian.
Sim, temos a Palma de Ouro, o Grand Prix e o Prémio do Júri, de Cannes, mas também o Grande Prémio do Júri, na Berlinale, tal como vários filmes de Sundance, Veneza e Toronto. São as Pérolas de San Sebastian. Devidamente acompanhadas por Michel Franco, Matteo Garrone, Jonathan Glazer, Ryusuke Hamaguchi, Todd Haynes, Aki Kaurismäki, Hirokazu Kore-eda, Christian Petzold, Celine Song, Warwick Thornton, Justine Triet, Wim Wenders ou Ladj Ly, a apresentar Bêtiment 5, fora de competição.
A secção abre com The Zone of Interest, o novo filme de Jonathan Glazer, vencedor do Grande prémio em Cannes, adaptando o romance de Martin Amis, sobre a vida de uma família alemã que vive ao lado de Auschwitz. O derradeiro filme a integrar a seleção é Bâtiment 5 / Les indésirables, a segunda longa metragem do maliano Ladj Ly, depois de vencer o Prémio do Júri em Cannes, edição de 2019, com Les Misérables.
A secção inclui ainda os filmes de Ryusuke Hamaguchi, Evil Does Not Exist, exibido na Seleção Oficial em Veneza. Esta será a quinta presença do cineasta japonês no festival, depois de apresentar o seu filme de estreia Passion (2008), na secção Novos Realizadores.
Aki Kaurismäki apresentará Kuolleet lehdet / Fallen Leaves, vencedor do Prémio do Júri em Cannes, J.A. Bayona, La sociedad de la nieve / Society of the Snow, com o filme de encerramento do festival de Veneza. Todd Haynes regressa com May December, exibido na Selecção Oficial, em Cannes, com Julianne Moore e Natalie Portman narrando a história de uma professora que teve relações sexuais com um jovem de 13 anos.
De Michel Franco veremos Memory, um drama com Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, e que estaria presente em competição em Veneza. Já de Celine Song terá Past Lives, depois de aclamado em Sundance e Berlim, bem como Wim Wenders, com o seu Perfect Days, vencedor de Melhor Ator em Cannes, com Kōji Yakusho.
Stéphanie Di Giusto apresenta La danseuse / The Dancer (2016), Christian Petzold, o seu novo filme, Roter Himmel / Afire, Grande Prémio do Júri, na Berlinale. Por fim, Warwick Thornton, com The New Boy, depois de passar Un Certain Regard em Cannes.