Zinemaldia é em Donostia! Sim, o SSIFF, Festival Internacional de Cinema de San Sebastian realiza a sua 72ª edição, de 20 a 28 de setembro na cidade basca. E reservou o filme Emmanuelle, Audrey Diwan, para a abertura. E uma competição para a Concha de Ouro que inclui On Falling, da portuguesa Laura Carreira.
Emmanuelle segue a história de uma mulher em busca do prazer perdido, experimentando vários encontros ao longo de uma viagem a Hong Kong. Um filme inspirado no universo da escritora Emmanuelle Arsan, contando com Noémie Merlant, sobretudo conhecida pelo seu papel em Retrato de uma mulher em chamas.
Quanto à Seleção Oficial a concurso para a Concha de Ouro, temos já uma boa leitura dos diversos candidatos. Esta ano com uma secção robusta, onde Laura Carreira, com o drama social On Falling, se estreará ao lado de veteranos como Costa-Gavras ou Mike Leigh. De realçar ainda a presença de nomes fortes do cinema, como Gia Coppola, Kiyoshi Kurosawa ou Joshua Oppenheimer, bem como o espanhol Albert Serra, com Tardes de Soledad, numa co-produção com a Rosa Filmes.
Espera-se muito, naturalmente, do novo trabalho de Costa-Gavras, Le dernier souffle, sobre a vida de um médico especializado em cuidados paliativos e um escritor, num cast que inclui Denis Podalydès, Kad Merad, além de Ángela Molina, Charlotte Rampling ou Hiam Abbass. Tal como do regresso do britânico Mike Leigh, pela primeira vez a concurso no festival do País Basco, com Hard Truths, uma co-produção espanhola, sobre o quotidiano de uma família londrina que lida com a perda e a doença mental, num filme que terá Marianne Jean-Baptiste e Michele Austin nos principais papéis. O mesmo se poderá dizer de The Last Showgirl, o filme de Gia Coppola, com Pamela Anderson, Jamie Lee Curtis and Dave Bautista, sobre o ocaso de uma showgirl que procura um futuro depois da decisão de cancelar o seu show com 30 anos.
Igualmente imperdível será The End, do americano Joshua Oppenheimer (Act of Killing, 2012, e The Look of Silence, 2014), numa incursão na ficção distópica e musical, sobre uma família abastada que sobrevive durante duas décadas num bunker após do apocalipse do mundo. Tilda Swinton e Michael Shannon dominam o cast principal.
Há muito que o cinema do japonês Kiyoshi Kurosawa (Tokyo Sonata, 2008) se impôs no percurso dos maiores festivais. Desta feita, com Hebi no michi / Serpent’s Path, um filme rodado em francês sobre o gesto de vingança de um pai da morte brutal da filha. Com Ko Shibasaki, Damien Bonnard e Mathieu Amalric. Esta é uma nova versão do seu filme homónimo, de 1998.
François Ozon regressa pela sexta vez a San Sebastian, com Quand vient l’automne, abordando o encontro de uma mulher reformada com o amigo do seu filho recentemente saído da prisão. Com Hélène Vincent, Josiane Balasko e Ludivine Sagnier. Um outro regresso é o do argentino Diego Lerman, com El hombre que amaba los platos voladores, sobre a famosa captação de imagens de uma presença alien; já o alemão Edward Berger (All Quiet on the Western Front, 2022) capta Ralph Fiennes, em Conclave, no papel de um cardeal designado a supervisionar o conclave após a morta súbita do Papa.
A argumentista chinesa Xin Huo, estreia-se na realização com Bound in Heaven, sobre um homem com uma doença terminal e uma jovem que fora alvo de violência numa jornada contra o tempo e ao longo de diferentes cidades.