Pedro Almodóvar será a próxima personalidade a receber o Prémio Donostia. ALgo que decorrerá no dia 26 de setembro, no Auditório Kursaal, durante a 72ª edição do Festival de San Sebastian. A cerimónia ocorrerá antes da exibição do seu último filme, La habitación de al lado / The Room Next Door, o seu primeiro filme em inglês, que tem Tilda Swinton e Julianne Moore como protagonistas e que compete para o Leão de Ouro no próximo Festival de Veneza. Na verdade, será mesmo Tilda Swinton a subir ao palco para lhe entregar o prémio.
Este prémio honorário reconhece a extraordinária contribuição para o mundo do cinema. No caso de Pedro Almodóvar, inclui quase trinta longas-metragens, muitas delas premiadas, incluindo dois Oscars, dois Globos de Ouro, sete European Film Academy Awards, cinco BAFTAs, quatro Césars, cinco Goyas e dois David de Donatellos. Almodóvar colheu ainda louros nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian, além de ser homenageado no MOMA.
O seu cinema destaca-se pela afirmação das suas personagens femininas, pela direção de seus atores, pela coragem em abordar temas como como o universo LGBTIQ+, a religião, o sexo, a dependência e a memória histórica, e o seu compromisso político, que o levou a tomar uma posição pública contra a guerra e o discurso de extrema direita.
De referir que Pedro Almodóvar visitou pela primeira vez o Festival de San Sebastian em 1980 com seu segundo filme, Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón, na seção Novos Cineastas. Competiu ainda na Seleção Oficial com seu filme seguinte, Labirinto das Paixões (1982).