Mais de 35 mil portugueses já viram São Jorge
Das 12 longas-metragens portuguesas estreadas em 2017, esta foi a mais vista nas salas nacionais entre janeiro e março.
São Jorge foi o filme nacional mais visto em Portugal, nos primeiros três meses do ano. Com 36 665 espectadores e uma receita bruta de quase 195 mil euros, segundo dados do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, a longa-metragem de Marco Martins bateu a concorrência de outros 11 filmes, todos estreados em 2017.
Além da participação massiva do público – só no fim-de-semana de estreia, assistiram ao filme mais de 10 mil pessoas – o realizador já tinha outros motivos para sorrir, uma vez que Nuno Lopes, que encarna a personagem principal da narrativa, arrecadou o Prémio Orizzonti para melhor ator, pela presença em São Jorge, no Festival de Veneza, em setembro.
Baseado na história de um pugilista desempregado (Nuno Lopes), São Jorge mistura, por um lado, a ficção e, por outro, o documentário, numa abordagem à grave crise económica que se instalou em Portugal, nos últimos anos, e à intervenção da troika no resgate financeiro ao país.
A fechar o top 3, está ainda a comédia Malapata, de Diogo Morgado, com 15 919 espectadores, e 100 metros, do realizador espanhol Marcel Barrena – 9250 espectadores. Das 12 longas-metragens portuguesas estreadas este ano, a que menos interesse suscitou da parte do público foi a Morte de Luís XIV, de Albert Serra, que no primeiro trimestre do ano não ultrapassou a barreira das 4 mil assistências.
Em 2016, o filme português mais visto foi A Canção de Lisboa, de Pedro Varela, que reuniu nas salas de cinema nacionais mais de 187 mil espectadores e uma receita de 943 mil euros.