Pela segunda vez, o festival de Berlim irá apresentar o prémio para o Melhor Documentário, a Glashütte Original – Documentary Award, criado apenas o ano passado. E a portuguesa Cíntia Gil, diretora do Doc Lisboa, faz parte desse jurado, juntamente com a realizadora alemã Ulrike Ottinger e o investigador e produtor americano Eric Schlolsser.
Trata-se de um prémio em valor monetário, de 50 mil euros atribuído pelo Glashütte Original, que será distribuído pelo realizador e produtor selecionado entre os 18 documentários presentes tanto na Seleção Oficial competitiva para o Urso de Ouro, como Berlinale Special, Panorama, Forum, Generation, Perspektive Deutsches Kino, ou mesmo na Culinary Cinema.
Desde logo, apreciará o trabalho do argentino Fernando Solanas, presente na seleção oficial, bem como do brasileiro Karim Aïnouz, do russo Sergei Loznitsa, com uma produção alemã, ou da francesa Claire Simon.
O prémio reflete assim o forte crescimento que o cinema documental tem registado nas diversas secções do festival, bem como no mercado, o European Film Market (EFM). Assim, e pela primeira vez, a Berlinale editará a brochura “Focus on Docs” com os diversos documentários presentes como forma de espelhar essa diversidade.
São estes os filmes (todos estreia mundial) nomeados para Glashütte Original – Documentary Award:
Competição – Fora de competição (1)
Eldorado, de Markus Imhoof (Suíça / Alemanha?
Berlinale Special (1)
Viaje a los Pueblos Fumigados (A Journey to the Fumigated Towns), de Fernando Solanas (Argentina)
Panorama (6)
Al Gami’ya (What Comes Around), de Reem Saleh (Líbano / Egipto / Grécia / Qatar / Eslovénia)
Až přijde válka (When the War Comes), de Jan Gebert (Rep. Checa / Croácia)
Ex Pajé (Ex Shaman), de Luiz Bolognesi (Brasil)
Game Girls, de Alina Skrzeszewska (França / Alemanha)
Obscuro Barocco, de Evangelia Kranioti (França / Grécia)
Zentralflughafen THF (Central Airport THF), de Karim Aïnouz (Alemanha / França / Brasil)
Forum (5)
Den’ Pobedy (Victory Day), de Sergei Loznitsa (Alemanha)
L’empire de la perfection (In the Realm of Perfection),
de Julien Faraut (França)
Minatomachi (Inland Sea), de Kazuhiro Soda (Japão / EUA)
Premières solitudes (Young Solitude), de Claire Simon (França)
Waldheims Walzer, de Ruth Beckermann (Áustria)
Generation (2)
Ceres, de Janet van den Brand (Bélgica / Holanda)
What Walaa Wants, de Christy Garland (Canadá / Dinamarca)
Perspektive Deutsches Kino (2)
The Best Thing You Can Do With Your Life, de Zita Erffa
(Alemanha / México)
draußen, de Johanna Sunder-Plassmann, Tama Tobias-Macht
(Alemanha)
Culinary Cinema (1)
The Green Lie, de Werner Boote (Áustria)