Domingo, Abril 28, 2024
InícioFestivaisRyan Gosling é 'O Primeiro Homem na Lua' e a primeira estrela...

Ryan Gosling é ‘O Primeiro Homem na Lua’ e a primeira estrela a aterrar em Veneza

Sim, Ryan Gosling será a primeira estrela a aterrar em Veneza, a bordo de O Primeiro Homem na Lua, na mega produção da Universal pilotada por Damien Chazelle e selecionada para abrir a 75ª edição do festival local (que decorre de dia 29 de agosto até 8 de setembro), relatando a odisseia do astronauta Neil Armstrong na missão Apollo 11, a primeira que levou um ser humano à lua, em 1969.

A pergunta que muito já fazem é se esta mesma dupla se prepara para repetir o feito, quando há precisamente dois anos abriu o certame com La La Land, criando uma incrível passadeira que dançou a valsa até aos Óscares? Menos saberão que este projeto foi oferecido por Chazelle a Gosling antes ainda de La la Land, embora depois de Clint Eastwood se ter interessado pela ideia. Seja como for, a fita que promete ser uma das grandes do ano, tem já data de estreia garantida para Portugal no dia 11 de outubro.

Na verdade, este é mesmo daqueles projetos que vêm de bandeja, apesar da proximidade narrativa gritante com Os Eleitos, de Philip Kaufman, que em 1983 se debruçou sobre o Projeto Mercúrio, sobre a primeira missão de exploração da NASA tripulada, e ainda Apollo 13, a missão tripulada de Ron Howard, de 1995, com o objetivo de aterrar na Lua, mas que não foi bem sucedida. First Man, no título original, é então a que fica entalada entre o antes e o depois, bem mais focada em Neil Armstrong e no projeto Gemini e o treino para a aterragem lunar.

O Primeiro Homem na Luz cumpre então esse espaço decisivo de narrativa deu substância a todas as fantasias e que procurará centrar-se numa realidade fatual, focada na informação do bestseller de 2005 First Man: The Life of Neil A. Armstrong, de James R. Hansen, a biografia oficial do astronauta que serve de suporte à adaptação de Chazelle.

Ao mesmo tempo que se conta uma das histórias mais empolgantes, revelam-se alguns detalhes sobre a vida e missão de Neil Armstrong. Como, por exemplo, o seu lado mais introvertido e focado, bem como detalhes sobre a música Lunar Rhapsody que cantava com a mulher Janet, no filme interpretada por Claire Foy (The Crown) e que Armstrong canta também rumo à lua e explorando a lua. Ou até que que, afinal de contas, a famosa pegada do ‘first step for man’ pertencia ao colega Buzz Aldrin e não a Neil, já que foi este quem titou grande parte das fotografias lunares, razão também porque existem tão poucos registos visuais de Neil na lua.

RELATED ARTICLES

Mais populares