Melhor Filme para Albert Serra e Melhor Realização para Laura Carreira em San Sebastian

0
156
Albert Serra vence Concha de Ouro com Tarde de Soledad

No palmares da 72ª edição do SSIFF, Tardes de Soledad vence Concha de Ouro, The Last Showgirl ganha Prémio Especial do Júri. On Falling vence Melhor Realização.

Tardes de Soledad On Falling. Albert Serra e Laura Carreira. Concha de Ouro para o melhor filme na competição, o poderosíssimo gesto de cinema de Albert Serra que ausculta de forma corajosa o espetáculo tauromáquico; Concha de Prata para a melhor realização, com Laura Carreira a captar com candura uma outra ‘solidão’, a do trabalho precário de uma portuguesa na Escócia. Justíssima escolha do júri presidido pela cineasta espanhola Jaione Camborda. 

Serra ganha com justiça, graças a um trabalho de fôlego de cinema, colocando homem diante da besta, sem apontar juízos de valor ao controverso espetáculo taurino; Carreira vê recompensada a forma como captou o poder do realismo social no seu cinema.

Não deixa de ser curioso que ambos os filmes tiveram uma participação portuguesa – de Joaquim Sapinho, produtor da Rosa Filmes, no caso de Tardes de Soledad e Mário Patrocínio, da BRO Filmes, no caso de On Falling. O júri oficial distinguiu ainda o trabalho do realizador espanhol Pedro Martín Calero, em El Llanto, num prémio dividido ex aequo com a cineasta portuguesa. 

Importará ainda destacar o Prémio Especial do Júri para o tocante The Last Showgirl, de Gia Coppola, neta de Francis Ford, ao acompanhar com ternura o ocaso da carreira de uma corista interpretada com tremenda sinceridade por Pamela Anderson. Um filme que conta ainda com a participação de Jamie Lee Curtis e Dave Bautista.

No plano interpretativo – que há já algumas edições não distingue género – a escolha da performance principal foi para a espanhola Patricia López Arnáiz, pelo trabalho desempenhado em Los Destellos, e a secundária para o francês Pierrs Lottin, em When Fall is Coming, o novo filme de François Ozon, que venceria ainda o prémio de melhor guião. Por fim, a melhor fotografia foi para Pao Songri, na produção chinesa Bound in Heaven.

PALMARES

Nuevos Directores: Bagger Dramade Piet Baumgartner

Horizontes latinos: El Jockeyde Luis Ortega

Zabaltegi – Tabakalera: Aprilde Dea Kulumbegashvili

Premio del Público: Por todo lo altode Emmanuel Courcol

Premio de la Juventud: Turn Me Onde Michael Tyburski 

Premio Fipresci: Bound In Heavende Xin Huo

Melhor Guião – When Fall Is Coming, François Ozon

Melhor Fotografia – Bound in Heaven

Melhor Interpretação secundária – Pierrs LottinWhen Fall is Coming

Melhor Interpretação principal – Patricia López ArnáizLos Destellos 

Melhor Realização – ex aequo – Laura CarreiraOn Falling; Pedro Martín CaleroEl Llanto

Prémio Especial do Júri – The Last Showgirl, Gia Coppola

Melhor Filme – Tardes de SoledadAlbert Serra