Apesar de Kléber Mendonça Filho operar uma incursão no cinema de género no seu novo filme, em parceria com Juliano Dornelles, percebe-se que existe uma ligação íntima com os problemas políticos e sociais evidenciados em Aquarius. O cenário desvia-se agora dos centros urbanos para o interior, mais concretamente no interior de Pernanbuco, que acaba por ser varrida do mapa ficando à mercê do deleite belicista de mercenários americanos contratados para acabar limpar a região. Mas é aí que esta dupla de realizadores invoca o passado histórico da região para dar corpo a este filme ousado e arrebatador, sem problemas em fundir a ação com a ficção científica, o western com o terror, talvez numa inesperada combinação entre o futuro distópico de Mad Max e Jogos de Poder. Aliás, foi o próprio Kléber que referiu ao Insider em Cannes, onde o filme passou em competição, que “em muitos aspetos do dia-a-dia, o Brasil parece uma distopia.”
O guião foi iniciado há uma década, antes ainda de O Som ao Redor, cruzando o exacerbamento político populista, com a mais profunda tradição brasileira, para se centrar nas preocupações da cidadezinha de Bacurau, algures entre o Rio Grande do Norte e Paraíba, nomeadamente na luta pelos problemas mais básicos, como a necessidade de água potável, comida dentro do prazo de validade, vacinas ou rede de internet ou o desprezo por uma cultura de sobras. No fundo, uma narrativa muito ligada a um realismo das pequenas coisas, mas em que essa luta pelas necessidades básicas é colocado no mesmo plano da liberdade de orientação sexual
Sonia Braga é parte dessa ponte no cinema de Kléber (que faz parte do júri oficial do festival de Berlim), para além de Barbara Colen (na versão mais jovem de Braga em Aquarius), a que se junta Silverio Pereira (o cangaceiro Lunga), para além da incursão de Udo Kier à frente dessa equipe de operacionais à procura de emoções fortes assegura o polo oposto, como que apenas a sublimhar um certo delírio em que terá entrado a política brasileira. No fundo, algo que acaba por ser igualmente trabalhado por Gabriel Mascaro no tremendo Divino Amor, recentemente estreado entre nós.