Para a retrospectiva da 70ª edição do SSIFF, teremos o cinema de Claude Sautet (1924-2000), o cineasta que soube, como poucos, retratar a sociedade francesa do pós-guerra, em particular, nos anos 70. Em nada menos que 13 longas metragens que acompanham o seu percurso quase completo, entre 1956 e 1995.
Fica apenas de fora a sua curta inicial (Nous n’irons plus au bois, de 1951), além de um filme cuja realização não foi creditada (Le fauve est cachê, de 1959) e ainda o policial Contra Todos os Riscos/Classe Tous Riques, de 1960, com Lino Ventura, Sandra Milo e Jean Paulo Belmondo, no filme que fez depois de O Acossado, de Godard.
Com particular relevo, a sua carreira durante a década de 70 e, em particular, depois de descobrir Romy Schneider, a sua actriz favorita e com quem haveria de captar a proverbial beleza em cinco filmes, acabando mesmo por inverter uma carreira em certo declínio. Os filmes que iremos ver são, naturalmente, As Coisas da Vida (1970), com Michel Piccoli, O Estranho Caso do Inspector Max (1971), César e Rosália (1972), Os Inseparáveis (1974) e Uma História Simples (1978). Teria ainda uma relevante colaboração com Emanuelle Béart, nos seus últimos dois filmes, o drama emocional Um Coração no Inverno (1992), com Daniel Auteuil e ainda Nelly & Monsieur Arnaud, em 1995.
Esta retrospectiva é organizada em colaboração com Filmoteca Basca, conforme informa o press release do festival. E que será complementada pelo livro Conversations with Claude Sautet, um conjunto de entrevistas com o realizador Michel Boujut, aqui numa versão traduzida para inglês.
De referir ainda que essa monografia foi inicialmente editada pelo Institut Lumière / Actes Sud em 1994, tendo uma versão final em 2014, comentada por Thierry Fremaux, director artístico do Festival de Cannes e do Institut Lumière, bem como pelo actor Daniel Auteuil. E ainda com um epílogo assinado pelo grande Bertrand Tavernier.
A actual versão é acompanhada por um texto de Quim Casas, o habitual crítico espanhol e membro do comité de selecção do festival de San Sebastian Festival, colocando esta retrospectiva de Sautet no contexto espanhol e do festival.