Dezoito anos depois de Pedro Costa, eis que Miguel Gomes volta a inscrever o nome de um realizador português na lista dos candidatos à Palma de Ouro do Festival de Cannes, na 77ª edição, que se realiza entre os dias 14 e 25 de maio, e divulgada pelo diretor artístico Thierry Frémaux, e pela presidente do certame, Iris Knobloch. Esta será, por certo, a lista de filmes mais badalados durante o próximo mês, do qual sairá a nova Palma de Ouro, escolhida pelo júri presidido por Greta Gerwick (Barbie).
O peso dos nomes vale o que vale, mas a verdade é que esta edição promete ser tão robusta como a do ano passado (e que foi uma das melhores das últimas duas décadas). Onde Miguel Gomes irá ombrear com nomes gigantes, como os americanos Francis Ford Coppola (Megalopolis) e Paul Schrader (Oh, Canada), mas também do experiente canadiano David Cronenberg (The Shrouds), o chinês Jia Zhang-ke Caught By the Tides) ou o italiano Paolo Sorrentino (Parthenope). Sem esquecer o brasileiro Karim Ainouz (com a comédia sexual Motel Destino), finalmente, a subir à competição, o regresso de Yorgos Lanthimos (Kinds of Kindness) e de Jacques Audiard (Emilia Perez), já vencedor da Palma de Ouro (Dheepan, em 2015).
Foi ainda recordado Quentin Dupieux, autor de Le Deuxième Act, o filme escolhido abertura do festival, no dia 14, bem como Xavier Dolan, presidente do júri da secção Un Certain Regard, um papel que lhe ‘assenta como uma luva’, como sublinhou Iris. Ou a figura mitológica de George Lucas, convidado de honra do festival, homenageado com uma Palma de Ouro. Além dos igualmente já anunciados, fora de competição, Furiosa, de George Miller, e o western de Kevin Costner, Horizon, an American Saga.
Grand Tour passa a ser então um dos candidatos à Palma Ouro. Um feito que vale a pena celebrar, pois promete, algo notável, aliás na linha dos trabalhos anteriores, como As Mil e Uma Noites (2013 e 2014) e Diários de Otsoga (2021), ambos exibidos na secção alternativa do Festival de Cannes, a Quinzena dos Realizadores. E até de Tabú, premiado em Berlim, em 2012, um filme com uma ligação próxima com Grand Tour, não só pela fotografia a preto e branco, mas também pelo percurso colonial no continente asiático de um casal desencontrado, interpretado por Gonçalo Waddington e Crista Alfaiate, no início do século XX.
Numa seleção oficial representada apenas por quatro cineastas femininas, destaca-se a experiência da britânica Andrea Arnold, demonstrando a urgência social do seu cinema, de câmara ao ombro, em Bird, além da francesa Coralie Fargeat, com o body horror The Substance, a indiana Payal Kapadia, com As We Imagine Last Night e a francesa Agathe Riedinger, com Wind Diamond. Acrescenta-se ainda, em outras secções, The Balconettes, uma comédia feminista situada em Marselha, assinada por Noémie Merlant, além de La Belle Gaza, de Yolande Zauberman, sobre palestinos transsexuais que vão de Gaza para Telaviv para viver as suas identidades.
Há ainda outros nomes (da Seleção Oficial) que devem de ser referidos, bem como os seus respetivos trabalhos. É o caso de Ali Abassi (The Apprentice), sobre os anos de ‘aprendizagem’ de Donald Trump, Sean Baker (Anora), Christopher Honoré (Marcello Mio), um filme justamente dedicado à memória de Mastroianni, por Christopher Honoré. E ainda Gilles Lelouche, com uma primeira obra, L’Amour Ouf, do sueco Magnun von Horn (The Girl With The Needle) e, por fim, o russo, Kirill Serebrennikov, de quem se espera muito do seu Limonov – The Ballad.
A 25 de maio saber-se-á quem será o vencedor da Palma de Ouro,
FILME DE ABERTURA
LE DEUXIEME ACTE (THE SECOND ACT), Quentin Dupieux (for a de competição)
COMPETIÇÃO
THE APPRENTICE, Ali Abbasi
MOTEL DESTINO, Karim Aïnouz
BIRD, Andrea Arnold
EMILIA PEREZ, Jacques Audiard
ANORA, Sean Baker
MEGALOPOLIS, Francis Ford Coppola
THE SHROUDS, David Cronenberg
THE SUBSTANCE, Coralie Fargeat
GRAND TOUR, Miguel Gomes
MARCELLO MIO, Christophe Honoré
FENG LIU YI DAI (CAUGHT BY THE TIDES), Jia Zhang-Ke
ALL WE IMAGINE AS LIGHT, Payal Kapadia
KINDS OF KINDNESS, Yórgos Lánthimos
L’AMOUR OUF, Gilles Lellouche
WILD DIAMOND, Agathe Riedinger
1st film
OH CANADA, Paul Schrader
LIMONOV – THE BALLAD, Kirill Serebrennikov
PARTHENOPE, Paolo Sorrentino
PIGEN MED NÅLEN (THE GIRL WITH THE NEEDLE), Magnus von Horn
UN CERTAIN REGARD
NORAH, Tawfik Alzaidi
THE SHAMELESS, Konstantin Bojanov
LE ROYAUME, Julien Colonna
(1º filme)
VINGT DIEUX !, Louise Courvoisier
(1º filme)
WHO LET THE DOG BITE? (LE PROCÈS DU CHIEN), Laetitia Dosch
(1º filme)
GOU ZHEN (BLACK DOG), Guan Hu
THE VILLAGE NEXT TO PARADISE, Mo Harawe
(1º filme)
SEPTEMBER SAYS, Ariane Labed
(1º filme)
L’HISTOIRE DE SOULEYMANE, Boris Lojkine
THE DAMNED, Roberto Minervini
ON BECOMING A GUINEA FOWL, Rungano Nyoni
BOKU NO OHISAMA (MY SUNSHINE), Hiroshi Okuyama
SANTOSH, Sandhya Suri
VIET AND NAM, Truong Minh Quý
ARMAND, Halfdan Ullmann Tøndel
(1º filme)
FORA DE COMPETIÇÃO
SHE’S GOT NO NAME, Chan Peter Ho-Sun
HORIZON, Kevin Costner
RUMOURS, Evan Johnson, Galen Johnson & Guy Maddin
FURIOSA: A MAD MAX SAGA, George Miller
SESSÕES DA MEIA NOITE
TWILIGHT OF THE WARRIOR WALLED IN, Soi Cheang
THE SURFER, Lorcan Finnegan
THE BALCONETTES, Noémie Merlant
I, THE EXECUTIONER, Ryoo Seung Wan
CANNES PREMIERE
EVERYBODY LOVES TOUDA, Nabil Ayouch
C’EST PAS MOI, Leos Carax
EN FANFARE (THE MATCHING BANG), Emmanuel Courcol
MISÉRICORDE, Alain Guiraudie
LE ROMAN DE JIM, Arnaud Larrieu & Jean-Marie Larrieu
RENDEZ-VOUS AVEC POL POT, Rithy Panh
SPECIAL SCREENINGS
LE FIL, Daniel Auteuil
ERNEST COLE, LOST AND FOUND, Raoul Peck
THE INVASION, Sergei Loznitsa
APPRENDRE, Claire Simon
LA BELLE DE GAZA, Yolande Zauberman