Sábado, Julho 20, 2024
InícioFestivaisFestival de San Sebastian abre sob o signo de Hayao Miyazaki

Festival de San Sebastian abre sob o signo de Hayao Miyazaki

O último filme de Miyazaki na abertura de gala da 71ª edição do festival de San Sebastian? A notícia não podia ser mais inspiradora. Talvez porque Kimitachi wa Do Ikiruka / The Boy and the Heron tem permanecido em segredo. Pelo menos até a estreia oficial do filme, que ocorreu no Japão a 14 de Julho, de acordo com a intenção do estúdio Ghibli em não fazer qualquer tipo de promoção até essa data.

O filme, que passará em San Sebastian fora de competição, depois de ser sido exibido duas semanas antes no festival de Toronto, terá a sua estreia europeia no festival do País Basco. Narra a história de Mahito Maki, um garoto de 12 anos que se aventura num mundo fantástico e alternativo após entrar numa torre abandonada e conviver com uma garça falante. Tudo isto num ambiente de guerra – a ação situa-se em 1943, durante a guerra do Pacífico – englobando o trauma da perda da mãe de Mahito.

The Boy and the Heron é uma adaptação do romance Genzaburo Yoshino intitulado How Do You Live? (de resto, o título do filme no Japão), de 1937, incluindo elementos biográficos do realizador de A Viajem de Chihiro. Desde logo, a proximidade com personagem de Mahito Maki, tal como a do seu pai, empregado numa fábrica de material aeronáutico militar. Aliás, o filme vem descrito como um conto de amadurecimento, em que a criança supera o seu egoísmo a aprende a viver com os outros.

Hayao Miyazaki (nasceu em Tóquio, em 1941) fundou os Estúdios Ghibli em 1985, onde realizou filmes como O Castelo no Céu (1986), Totoro (1988), Porco Rosso (1992) and A Princesa Mononoke (1997). Já A Viagem de Chihiro (2001) destacou-se ao vencer o Urso de Ouro, em Berlim, e o Óscar de Melhor Animação. Em 2014, Miyazaki recebeu um Óscar honorário pela sua carreira.

É a quarta vez que um filme do cineasta japonês é programado em San Sebastian, embora seja a primeira vez na Seleção Oficial. O festival de San Sebastian decorre de 22 de Setembro a dia 30.

RELATED ARTICLES

Mais populares