Segunda-feira, Abril 29, 2024
InícioFestivaisSerão muitas as 'Pérolas' a desembarcar em San Sebastian

Serão muitas as ‘Pérolas’ a desembarcar em San Sebastian

Todd Haynes, Aki Kaurismäki, Ladj Ly, mas também Kore-eda, Petzold, ou ainda Justine Triet ou Wim Wenders. Todos os seus últimos filmes na secção Pérolas em San Sebastian. Os melhores filmes de Cannes, Veneza, Berlim, Sundance e Toronto concorrem ao Prémio do Público no festival de San Sebastian. 

Sim, temos a Palma de Ouro, o Grand Prix e o Prémio do Júri, de Cannes, mas também o Grande Prémio do Júri, na Berlinale, tal como vários filmes de Sundance, Veneza e Toronto. São as Pérolas de San Sebastian. Devidamente acompanhadas por Michel Franco, Matteo Garrone, Jonathan Glazer, Ryusuke Hamaguchi, Todd Haynes, Aki Kaurismäki, Hirokazu Kore-eda, Christian Petzold, Celine Song, Warwick Thornton, Justine Triet, Wim Wenders ou Ladj Ly, a apresentar Bêtiment 5, fora de competição.

A secção abre com The Zone of Interest, o novo filme de Jonathan Glazer, vencedor do Grande prémio em Cannes, adaptando o romance de Martin Amis, sobre a vida de uma família alemã que vive ao lado de Auschwitz. O derradeiro filme a integrar a seleção é Bâtiment 5 / Les indésirables, a segunda longa metragem do maliano Ladj Ly, depois de vencer o Prémio do Júri em Cannes, edição de 2019, com Les Misérables.

A secção inclui ainda os filmes de Ryusuke Hamaguchi, Evil Does Not Exist, exibido na Seleção Oficial em Veneza. Esta será a quinta presença do cineasta japonês no festival, depois de apresentar o seu filme de estreia Passion (2008), na secção Novos Realizadores.

Igualmente presente, está Anatomie d’une chute, da cineasta francesa Justine Triet, vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Igualmente de Veneza vem Bastarden / The Promised Land, do dinamarquês Nikolaj Arcel, bem como o australiano Craig Gillespie, com Dumb Money, depois de apresentar o filme em Toronto. É acompanhado por  Paul Dano, Seth Rogen e Shailene Woodley. Matteo Garrone marca a sua estreia em San Sebastian comi Io Capitano / I’m Captain, depois da exibição em Veneza.

Aki Kaurismäki apresentará Kuolleet lehdet / Fallen Leaves, vencedor do Prémio do Júri em Cannes, J.A. BayonaLa sociedad de la nieve / Society of the Snow, com o filme de encerramento do festival de Veneza. Todd Haynes regressa com May December, exibido na Selecção Oficial, em Cannes, com Julianne Moore e Natalie Portman narrando a história de uma professora que teve relações sexuais com um jovem de 13 anos.

De Michel Franco veremos Memory, um drama com Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, e que estaria presente em competição em Veneza. Já de Celine Song terá Past Lives, depois de aclamado em Sundance e Berlim, bem como Wim Wenders, com o seu Perfect Days, vencedor de Melhor Ator em Cannes, com Kōji Yakusho.

Stéphanie Di Giusto apresenta La danseuse / The Dancer (2016), Christian Petzold, o seu novo filme, Roter Himmel / Afire, Grande Prémio do Júri, na Berlinale. Por fim, Warwick Thornton, com The New Boy, depois de passar Un Certain Regard em Cannes.

RELATED ARTICLES

Mais populares