Quarta-feira, Abril 17, 2024
InícioFestivaisVíctor Erice irá receber o Prémio Donostia em San Sebastián

Víctor Erice irá receber o Prémio Donostia em San Sebastián

O cineasta espanhol Víctor Erice será homenageado com o prémio Donostia na 71ª edição do festival de San Sebastian, que decorre de 22 e 30 de Setembro naquela cidade do País Basco.

O prémio será entregue na gala do dia 20, no Teatro Victoria Eugenia, onde ocorrerá igualmente a projeção do seu mais recente filme, Cerrar los ojos / Close Your Eyes. Com a particularidade de ocorrer no local onde há 50 anos  exibiu o seu primeiro filme, O Espírito da Colmeia (1973).  Aliás, o prémio será entregue pela actriz Ana Torrent, protagonista desse filme, quando tinha apenas seis anos de idade. Mas que voltou a trabalhar com Erice em Cerrar los ojos.

Cerrar los Ojos foi já exibido no festival de Cannes, e passará igualmente no festival de Toronto. Trata-se de um filme ancorado na memória em redor de um filme não concluído e no misterioso desaparecimento de um actor.

De referir que se trata de um filme pujante, com quase 3 horas (170 minutos) sobre o poder do cinema, com a particularidade de ter sido rodado e projectado (em Cannes) em celulóide. Apesar de possuir um ritmo lento e algo verbal, está bem distante de O Espírito da Colmeia, bem como de O Sul (1983), O Sonho da Luz/O Sl do Marmeleiro (1992), mesmo que separados, cada um deles, por uma década. Ainda assim, talvez todos, estejam unidos por um poder aglutinados pelo poder transformador do cinema.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares