Sábado, Abril 27, 2024
InícioClássicosFestival Lumière recorda os 120 anos de Yasujiro Ozu

Festival Lumière recorda os 120 anos de Yasujiro Ozu

O cineasta japonês Yasujirō Ozu irá receber uma homenagem do festival Lumière, com a exibição de seis filmes raros, em cópias restauradas em 4K, a propósito dos 120 anos do seu nascimento (em 1903) e seis décadas do seu desaparecimento (em 1963).

Os filmes em questão em A Hen in the Wind (1948), com a actriz e cineasta Kinuyo Tanaka, Dragnet Girl (1933), um filme do período mudo a exibir como um filme-concerto, com acompanhamento musical; ainda a nova versão de There Was a Father (1942), uma versão inédita, incluindo cenas antes censuradas, e ainda outros restauros: The Munakata Sisters (1950), versão não exibida há 3 décadas, Record of a Tenement Gentleman (1947) e The End of Summer (1961).

Estes serão restauros nunca antes vistos, levados a cabo pelos estúdios Shōchiku e Tōhō, agora apresentados pela Carlotta Films. Uma exibição que irá antecipar uma grande retrospetiva a realizar no Institui Lumière.

De assinalar que o cineasta Wim Wenders – estará em Lyon para receber o prémio Lumière – irá apresentar essas sessões. Ele que sempre foi um grande entusiasta do cinema de Uzu e que dedicou ao cineasta uma homenagem no filme Tokyo-Ga, de 1985.

RELATED ARTICLES

Mais populares