Chegaram os autores! Dardenne, Mungiu, Mendoza, Dolan… E Kléber Mendonça Filho a meter a língua portuguesa na competição para a Palma de Ouro. Quem irá vencer? O mais novato, Xavier Dolan a prenunciar Juste La Fin de Monde, ou Mungiu a reincidir na Palma de Ouro com Baccalaureat? No dia 22 saberemos,até lá iremos desfrutar os filmes e acompanhar o festival de perto.
Et voila, aqui estão os eleitos divulgados esta quinta-feira pelo presidente do festival Pierre Lescure, e pelo diretor artístico, Thierry Frémaux, com a ambição de ganhar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, que decorre de 11 a 22 de maio na famosa estância balnear mediterrânea. Foram igualmente divulgados os restantes filmes da seção paralela, Un Certain Regard, fora de competição e sessões especiais. Woody Allen abrirá o festival sendo que o premiado com a Palma de Ouro fechará a cortina, ou seja, não haverá teremos um filme escolhido para encerrar o festival.
A primeira evidência é de que se trata de uma edição fortíssima, já que faz alinhar os novos filmes de um lote muito significativo de autores, como os Jean-Pierre e Luc Dardenne, bem como Cristian Mungiu, ambos já vencedores da Palma de Ouro, bem como Pedro Almodóvar, Ken Loach, Bruno Dumont, Park Chan Wook, Brillante Mendoza ou Paul Verhoeven, isto naturalmente sem esquecer a nova geração bem representada pelo canadiano Xavier Dolan, a francesa Nicole Garcia, a britânica Andrea Arnold ou o americano Jeff Nichols, todos já repetentes em Cannes. No fundo, o que se nota é em grande parte a confirmação dos rumores ventilados há alguns dias atrás.
Realizadores estreantes em Cannes sé mesmo o brasileiro Kléber Mendonça Filho, apesar de conhecer bem o festival, embora como crítico de cinema, e a alemã Maren Ade, a preencher o lugar da terceira realizadora na secção oficial. Claro, teremos também Spielberg, George Clooney, Jodie Foster, a representar a elite de Hollywood. E Woody Allen, claro. A passadeira vermelha já garantiu a sua cobertura mediática.
Mesmo sem a presença de cineastas portugueses, o brasileiro Kéber Mendonça Filho é talvez a maior surpresa dos candidatos à Palma de Ouro. Não deixa de ser um feito notável tendo em conta que se trata apenas da sua segunda longa-metragem, três anos depois do sucesso de O Som ao Redor.
Seguramente, uma tarefa dificultada, ainda que seguramente fascinante, para o júri presidido por George Miller, realizador de Mad Max 3. Agora venham os filmes, venham as Palmas.
Café Society, de Woody Allen
Competição
Acquarius, de Kleber Mendonça Filho
American Honey, de Andrea Arnold
Baccalaureat, de Cristian Mungiu
Elle, de Paul Verhoeven
Mal de Pierres, de Nicole Garcia
The Handmaiden, de Park Chan-wook
I, Daniel Blake, de Ken Loach
Juste la Fin du Monde, de Xavier Dolan
Julieta, de Pedro Almodovar
The Last Face, de Sean Penn
Loving, de Jeff Nichols
Ma’ Rosa, de Brillante Mendoza
The Neon Demon, de Nicolas Winding Refn
Paterson, de Jim Jarmusch
Personal Shopper, de Olivier Assayas
Sieranevada, de Cristi Puiu
Ma Loute, de Bruno Dumont
Rester Vertical, de Alain Guiraudie
Toni Erdmann, de Maren Ade
La Fille Inconue, de Jean-Pierre e Luc Dardenne
Fora de Competição
The BFG, de Steven Spielberg
Goksung, de Na Hong-jin
Money Monster, de Jodie Foster
Nice Guys, de Shane Black
Un Certain Regard
After the Storm, de Hirokazu Kore-eda.
Apprentice, de Boo Junfeng.
Beyond the Mountains and Hills, de Eran Kolirin
Captain Fantastic, de Matt Ross.
Clash, de Mohmaed Diab.
The Dancer, de Stephanie Di Giusto.
The Disciple, de Kirill Serebrennikov.
Dogs, de Bogdan Mirica.
The Happiest Day in the Life of Olli Maki, de Juho Kuosmanen.
Harmonium, de Fukada Koji.
Inversion, de Behnam Behzadi.
The Long Night of Francisco Sanctis, de Andrea Testa.
Pericles the Black Man, de Stefano Mordini.
Personal Affairs, de Maha Haj.
The Red Turtle, de Michael Dudok de Wit.
The Transfiguration, de Michael O’Shea.
Voir du Pays, de Delphine Coulin, Muriel Coulin
Sessões da Meia-Noite
Gimme Danger, de Jim Jarmusch.
Train to Busan, de Yeon Sang-ho
Sessões Especiais
Le Cancre, de Paul Vecchiali.
Exil, de Rithy Panh.
A Chad Tragedy, de Mahamat-Saleh Haroun.
The Last Beach, de Thanos Anastopoulos, Davide Del Degan.
Last Days of Louis XIV, de Albert Serra.