Após a troca de argumentos entre Almodóvar e Will Smith sobre o grande ecrã vs serviços de streaming a gigante Netflix já transmitiu a sua opinião.
Relembrar que toda esta controvérsia se deve ao facto de que dois dos filmes candidatos à Palma de Ouro em Cannes não irão estrear no grande ecrã francês como é habitual. Ao invés poderão ser vistos por qualquer pessoa com conta na Netflix. Os filmes em questão são Okja. de Bong Joon-Ho, que já passou pelas telas de Cannes e tanto foi apupado como aplaudido, e o filme The Meyerowitz Stories de Noah Baumbach.
Esta controvérsia já levou Cannes a alterar as suas regras. A partir do próximo ano todos os filmes que competirem em Cannes terão obrigatoriamente de estrear em cinemas franceses.
Ted Sarandos, chefe do departamento de conteúdos da Netlifx, deu uma entrevista na passada sexta-feira a diversas redes de notícias onde explicou que a cultura está a mudar, e que o trabalho dele e da Netflix é ouvir os seus milhões de clientes. Afirma ainda que o acesso a filmes é cada vez mais fácil e que temos de saber conviver e aceitar o avanço da tecnologia.
Questionado sobre se a organização de Cannes tinha conhecimento de que a Netflix quer estrear os filmes para o público em geral na sua plataforma, Sarandos responde ‘’Eles estavam totalmente cientes da nossa estratégia de lançamento’’.
O actor Jake Gyllenhaal, um dos atores do filme Okja., explica que uma das razões que o atraiu para o projeto foi a possibilidade de levar o filme a um público muito maior e mais abrangente.
A Netflix encontra-se ainda a financiar The Other Side of the Wind, o filme inacabado de Orson Welles (Citizen Kane) que segundo Sarandos poderá ser estreado num futuro próximo, em Cannes.
Apesar das controvérsias à volta dos seus protegidos, Ted Sarandos (à esquerda) e Thierry Frémaux (director de Cannes) dão-se bem. Conheceram-se durante a visualização de The Lady From Shanghai, numa edição passada de Cannes.