Sexta-feira, Maio 24, 2024
InícioFestivaisAki Kaurismaki vence Grand Prix FIPRESCI com 'Fallen Leaves'

Aki Kaurismaki vence Grand Prix FIPRESCI com ‘Fallen Leaves’

Acaba de ser revelado que Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, foi o filme escolhido pelos membros da FIPRESCI para o Grande Prix, em que a crítica internacional distingue o melhor filme de 2023. Segundo o comunicado oficial, a votação deste ano motivou uma participação recorde, com 669 críticos de todo o mundo.

A depuração com que Kaurismaki adorna o seu par de personagens conquistou a preferência de muitos, já depois deste suave lamento sobre a solidão ter vencido o Prémio do Júri em Cannes. Na verdade, trata-se de um dos seus filmes mais conseguidos, em que do mais profundo isolamento surge uma sentida homenagem ao cinema.

Esta será a segunda vez que o cinema profundamente autoral de Aki Kaurismaki obtém este reconhecimento, depois de ter vencido o Grand Prix em 2017, por O Outro Lado da Esperança, em 2017.

Os outros finalistas do Grand Prix FIPRESCI foram Os Espíritos de Inisherin, de Martin McDonagh, e Tár, de Todd Field, em que Colin Farrell e Cate Blanchett, protagonistas de ambos os filmes, receberam o ano passado no festival de Veneza as respetivas Taça Volpi pelas suas interpretações.

Desde 1999, o Grand Prix FIPRESCI já premiou cineastas como Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke ou Richard Linklater, entre muitos outros.

O Grand Prix será entregue em San Sebastian, no próximo dia 22 de Setembro.

 

RELATED ARTICLES

Mais populares