Acaba de ser revelado que Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki, foi o filme escolhido pelos membros da FIPRESCI para o Grande Prix, em que a crítica internacional distingue o melhor filme de 2023. Segundo o comunicado oficial, a votação deste ano motivou uma participação recorde, com 669 críticos de todo o mundo.
A depuração com que Kaurismaki adorna o seu par de personagens conquistou a preferência de muitos, já depois deste suave lamento sobre a solidão ter vencido o Prémio do Júri em Cannes. Na verdade, trata-se de um dos seus filmes mais conseguidos, em que do mais profundo isolamento surge uma sentida homenagem ao cinema.
Esta será a segunda vez que o cinema profundamente autoral de Aki Kaurismaki obtém este reconhecimento, depois de ter vencido o Grand Prix em 2017, por O Outro Lado da Esperança, em 2017.
Os outros finalistas do Grand Prix FIPRESCI foram Os Espíritos de Inisherin, de Martin McDonagh, e Tár, de Todd Field, em que Colin Farrell e Cate Blanchett, protagonistas de ambos os filmes, receberam o ano passado no festival de Veneza as respetivas Taça Volpi pelas suas interpretações.
Desde 1999, o Grand Prix FIPRESCI já premiou cineastas como Maren Ade, Pedro Almodóvar, Paul Thomas Anderson, Alfonso Cuarón, Jean-Luc Godard, Ryusuke Hamaguchi, Michael Haneke ou Richard Linklater, entre muitos outros.
O Grand Prix será entregue em San Sebastian, no próximo dia 22 de Setembro.