O Festival de San Sebastian, na sua 73ª edição, destaca-se este ano não só pela qualidade cinematográfica, mas também pelo compromisso com os valores humanitários e sociais, ao acolher oito filmes que competem pelo Prémio Agenda 2030 Euskadi Basque Country. Este prémio distingue a obra que melhor incorpora os valores de cultura democrática, sustentabilidade, diversidade e solidariedade, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e do País Basco.
Estes filmes, oriundos de diferentes países, incluindo Espanha, Argentina, China, Paraguai e Irão, oferecem uma plataforma para explorar e debater questões cruciais da atualidade. Entre os temas abordados estão os direitos da comunidade LGBTQI+, o debate sobre o aborto, a reintegração social, a defesa das comunidades indígenas, e a crítica a regimes autoritários. Ademais, trazem à tona preocupações sobre a exclusão social, o genocídio de Gaza e a repressão enfrentada no regime iraniano.
A competitiva Seleção Oficial é representada por filmes como Maspalomas, do espanhol Jose Mari Goenaga e Aitor Arregi, Belén, da atriz e realizadora argentina Dolores Fonzi, e Jianyu laide mama, da chinesa Qin Xiaoyu. Já na secção Horiziontes Latinos encontramos Nuestra tierra, da cineasta argentina Lucrecia Martel, enquanto que Bajo las banderas, el sol, do paraguaio Juanjo Pereira, está inserido na Zabaltegi-Tabakalera. Por outro lado, na secção Pérlolas brilham Ciudad sin sueño, do espanhol Guillermo Galoe, mas também os muito aguardados pesos pesados dos festivais de Veneza e Cannes: falamos naturalmente de The Voice of Hind Rajab, da tunisina Kaouther Ben Hania, premiado recentemente em Veneza, e ainda It Was Just an Accident, de Jafar Panahi, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.
De referir que o prémio, no valor de 20.000 euros, será entregue ao produtor do filme vencedor, no dia 25. O Festival de San Sebastian reafirma-se assim como um espaço de encontro onde a arte cinematográfica se torna veículo de transformação e conscientização social.

