Morreu no domingo passado, aos g4 anos, Hans Hurch, director do festival de cinema de Viena. A notícia veio através da conta do facebook da organização do evento.
“É com profunda tristeza que nós anunciamos a morte do nosso querido diretor Hans Hurch, que inesperadamente faleceu neste domingo, 23 de julho, devido a uma falha cardíaca. É um imenso choque para todos nós, uma imensa perda, difícil de lidar a nível humano. Nós faremos o nosso melhor para realizar o Viennale deste ano de acordo com os seus desejos. Gostaríamos de expressar nossa sincera simpatia e compaixão para com a família e os amigos.“ anunciou a organização.
Hans Hurch (1952-2017) estudou história da arte, filosofia e arqueologia em Viena. Trabalhou como editor de cultura no jornal vienense Falter (1976-1986), destacando-se na crítica de cinema e também em publicações numa data de jornais internacionais. Neste período, iniciou a sua atividadae de programador, ao organizar ciclos e retrospetivas de cinema com instituições como a Viennale e a Wiener Festwochen. Também colaborou, entre 1993 e 1996, com o ministério da ciência e da cultura austríaco, comandando vários projetos, exposições e programas de cinema na Áustria – relacionados com o centário do cinema.
Hurch foi director da Viennale, Festival Internacional de Cinema de Viena, desde 1997, permanecendo até o ano de sua morte.