O ex-Presidente da República Jorge Sampaio aceitou o convite do Goethe-Institut e da Embaixada da Áustria em Portugal e irá apresentar o filme Stefan Zweig – Adeus Europa, na sessão de encerramento da KINO: Mostra de Cinema de Expressão Alemã, na próxima terça-feira, dia 21, no Cinema São Jorge, com a presença da realizadora do filme Maria Schrader. O filme estreia a 23 de Fevereiro, assinalando o 75º aniversário da morte do escritor.
Stefan Zweig – Adeus Europa retrata os anos do exílio na vida de um dos escritores de língua alemã mais lidos e traduzidos do seu tempo e o testemunho da experiência de fuga e de migrações forçadas. O escritor e pacifista judeu austríaco, que previu o declínio da Europa precocemente, deixou o seu país natal em 1934, tentando encontrar a atitude correcta face aos acontecimentos na Alemanha nazi, e um lar no novo mundo. Apesar da recepção hospitaleira e enorme reconhecimento, o autor não conseguiu um substituto para a sua pátria e nunca mais regressou do exílio. STEFAN ZWEIG – ADEUS, EUROPA descreve quatro episódios da vida de Zweig na América do Norte e do Sul: a sua primeira estadia no Brasil, a participação no Congresso P.E.N. em Buenos Aires em 1936, a visita a Nova Iorque em 1941 e a morte em Petrópolis no ano seguinte.
Stefan Zweig é um dos mais importantes autores europeus da primeira metade do século XX. Poeta, ensaísta, dramaturgo, novelista, contista, historiador e biógrafo, muitos dos seus romances merecem destaque: Carta de uma Desconhecida, A Novela de Xadrez. Também escreveu várias biografias: Maria Antonieta, Fouché, Maria Stuart, Fernão de Magalhães. Na área da história, escreveu O Mundo de Ontem, Momentos decisivos da Humanidade e Brasil, um país do futuro. (Fonte: Editora Assírio & Alvim)